FUNDAMENTAL II (ANOS FINAIS)
Seguindo a proposta do Fundamental I – Anos Iniciais, os Anos Finais do Ensino Fundamental II é responsável por reforçar a nossa assinatura pautada pela Formação de Valor e estabelecemos um reforço em cima de novos pilares, através das metodologias que pretendem estabelecer o desenvolvimento da autonomia plena do aluno e seu protagonismo, como ferramenta para a construção do seu Projeto de Vida.
Dessa forma, os anos finais procura estabelecer uma forte ênfase na disciplina socioemocional, denominada Habilidade de Vida, com o objetivo de preparar os nossos alunos para os desafios além da rotina escolar
Aprender a Conhecer
Aprender a Ser
Aprender a Conviver
Aprender a Fazer
Os Anos Finais do Ensino Fundamental II permite ao aluno uma série de experiências ambientadas de forma diferente, a partir do Projeto das disciplinas eletivas, que irão valorizar o aprendizado de outras áreas do conhecimento, como é o caso de Libras, Xadrez, Música e etc.
A metodologia baseada na resolução de problemas, a partir da disciplina de Cultura Maker, permite aos alunos, a imersão em um novo mundo. O Projeto Jovens Cientistas, ajudará no desenvolvimento de futuros profissionais, a partir da valorização da Metodologia Científica e o conhecimento do mundo acadêmico.
Todas essas experiências em ambientações diferentes proporcionam aos nossos alunos, o desenvolvimento do espírito crítico e da cidadania, visando a formação de uma sociedade melhor, mais justa e igualitária.
Pilares e Diferenciais
- Propósito: Fazer com que, através de uma educação completa, o aluno consiga a longo prazo concluir o seu Projeto de Vida, no Ensino Médio, dando ênfase ao desenvolvimento de suas habilidades e competências.
- Pilares e diferenciais: protagonismo socioemocional, cultura do fazer, desenvolvimento autônomo e científico e preparação para desafios futuros; Ferramentas
- Projeto Jovem Cientistas, agregado à disciplina de Maker, em que o aluno terá um acompanhamento e uma iniciação ao mundo científico, através da prática, que permitirão o enxergar a longo prazo, a consolidação do seu desenvolvimento acadêmico.
- Cultura do fazer ou Maker, como disciplina na grade, visando aliar a prática a teoria e auxiliar no desenvolvimento da autonomia plena do aluno;
- Introdução a Matemática financeira, como complemento a disciplina de matemática, com o objetivo de planejar o futuro desde cedo, auxiliando em seu projeto de vida.
- Ênfase nas disciplinas Eletivas: Xadrez, Música, Libras, Foto digital, etc…
- Desenvolvimento de Projetos voltados para o social e cultural, como Feiras de Ciências, Festival de Cultura Corporal, Feira Literária, etc...
Disciplinas
Os componentes da matriz curricular são: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Cultura Maker, Artes, História, Geografia, Ciências, Matemática, Educação Física, Leitura e Habilidade de Vida.
NOSSOS DIFERENCIAIS:
Os alunos são orientados a realizar leituras diárias, praticando o que denominamos de Rodas de Leitura.
As atividades realizadas tem como objetivo traçar o projeto de vida dos alunos a partir do sexto ano, trabalhando habilidades de forma prática e com intuito da conscientização plena do exercício da cidadania, a partir da nossa assinatura: a Formação de Valor.
As atividades realizadas tem como objetivo traçar o projeto de vida dos alunos a partir do sexto ano, trabalhando habilidades de forma prática e com intuito da conscientização plena do exercício da cidadania, a partir da nossa assinatura: a Formação de Valor.
A disciplina de Habilidade de Vida tem uma interface maior com a disciplina de Filosofia, proporcionando aos alunos um desempenho mais atento aos dias atuais.
Introdução de um Programa de Iniciação Científica, no Fundamental II, integrado à Disciplina de Leitura;
As atividades e aulas são feitas no contraturno, fora do eixo acadêmico, destacando-se: Teatro, Xadrez, Astronomia, Dança, Cultura Maker, Foto Digital e Libras.
No Ensino Fundamental II a prática de leitura é diária.
Envolve as disciplinas de História, Geografia e Ciências. Os alunos contam com várias trilhas pedagógicas ligadas às três temáticas, valorizando sobretudo a questão da educação para a cidade, o meio ambiente e a proteção ao patrimônio histórico.