FUNDAMENTAL I (ANOS INICIAIS)
A proposta pedagógica voltada para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental I do Matriz Educação valoriza acima de tudo a formação completa dos seus alunos, a partir da sua assinatura: Formação de Valor.
Nosso objetivo é fazer com que nossos alunos desenvolvam as competências e habilidades necessárias para o século XXI, tendo por base 4 pilares:
Aprender a Conhecer
Aprender a Ser
Aprender a Conviver
Aprender a Fazer
Com uma metodologia inovadora, tendo por base o aprendizado significativo, as teorias educacionais são vivenciadas na prática, onde o lado socioemocional do aluno é levado em consideração no planejamento educacional.
Pensando na idade dos alunos, as atividades lúdicas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I ganham importância e potencializam a vontade da criança de mergulhar no conhecimento. A ambientação na escola e a escuta ativa, além do trabalho com a pedagogia por projetos, em todos os anos iniciais, proporcionam um ambiente educativo acolhedor para a boa aprendizagem.
Pilares e Diferenciais
- Propósito: Oferecer uma educação humanista com base na afetividade proporcionando um ambiente diferenciado de ensino, que permite a construção do conhecimento e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens contribuindo para o efetivo protagonismo.
- Material didático adequado, a partir de tematizações, corpo docente qualificado e Coordenadores especializados no segmento, além de utilização de plataformas digitais para leitura e aprendizado matemático.
- Ferramentas e Recursos humanos.
- Pilares: Aprendizado lúdico, protagonismo, personalização do ensino, desenvolvimento de habilidades e competências e foco no socioemocional.
- Diferenciais: Eletivas na Matriz Curricular, Cultura Maker, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e ensino por projetos.
Disciplinas
Os componentes da matriz curricular são: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Cultura Maker, Educação Artística, Artes, História, Geografia, Ciências, Matemática, Educação Física, Leitura e Habilidade de Vida.
NOSSOS DIFERENCIAIS:
Os alunos dos anos iniciais possuem na grade curricular disciplinas como Xadrez, Música e Teatro.
A denominada “cultura do fazer” passa a fazer parte da grade curricular, trazendo a marca da assinatura do Matriz. Voltada para a questão da comunidade escolar, a disciplina incentiva os alunos a colocar a “mão na massa”, ou seja, aprender fazendo. Para o aproveitamento máximo dos alunos, muitas atividades lúdicas farão parte dessa disciplina.
Essa disciplina tem por objetivo incentivar nos alunos o hábito da leitura, desde os anos iniciais, levando em consideração tanto as necessidades das turmas de alfabetização como das turmas de quinto ano. A dinâmica terá como base as Rodas de Leitura, as Tertúlias Literárias e a Contação de Histórias.
No Ensino Fundamental II a prática de leitura é diária.
Está agrupada na disciplina de Cultura Maker, sendo alinhada plenamente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), valorizando as mais variadas identidades da nossa cultura.
Projetos que já fazem parte da nossa identidade estão incorporados também nos anos iniciais, como o Festival de Cultura Corporal e a Feira Científica, que ganham uma versão mirim, adaptada à realidade dos nossos alunos do Fundamental.
Estabelecemos um planejamento que contém a disciplina de Socioemocional, através de um material com assinatura própria: o Raiz do Afeto. A disciplina será a base do desenvolvimento das habilidades comportamentais.
Um eixo dinâmico de temas transversais no qual é trabalhada a questão do aprendizado significativo, a partir de temas que estabelecem uma ponte com o nosso dia a dia e a nossa cultura. Podemos destacar 4 eixos:
- Diversidade e Pluralidade
- Saúde e Família
- Mídia e Educação
- Sociedade, Trabalho e Cultura
Nossa proposta de Educação Física é extremamente inovadora e alinhada plenamente à BNCC, equilibrando temáticas fundamentais a partir da valorização de práticas esportivas e da cultura corporal.
O ensinar através da prática levando em consideração a experiência vivida fora da escola, a partir do contato com várias realidades diferentes, como uma visita a um museu ou um roteiro local.