Programa Raízes
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Aqui o aluno se torna protagonista de sua formação
Nós acreditamos que para uma formação completa, além de um olhar voltado para a preparação dos alunos diante dos desafios escolares, é preciso também trabalhar a aprendizagem socioemocional.
O Programa Raízes traz aulas regulares em nossa grade horária, para todas as séries, com foco em três importantes áreas: Raiz do Afeto, Raiz do Autoconhecimento e Raiz do Protagonismo.
Habilidade de Vida
A disciplina de Habilidade de Vida tem como objetivo o desenvolvimento da inteligência emocional dos nossos alunos, materializando, na prática, a nossa assinatura: a Formação de Valor.
Seguindo os conceitos estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a disciplina trabalha, também, as mais variadas competências e habilidades, além de outras áreas do conhecimento, a partir de atividades lúdicas e sem o processo avaliativo comum às outras disciplinas. O aluno é avaliado semanalmente, a partir da resolução de problemas e da aplicação de Projetos.
- Empatia e afetividade
- Solidariedade
- Respeito
- Senso crítico
- Senso ético
- Senso de justiça
- Responsabilidade e corresponsabilidade
- Disciplina
- Inteligência socioemocional
- Senso crítico e reflexivo
- Sociabilidade
- Proatividade
- Criatividade e inovação
- Senso de comunidade
- Autoconhecimento e autoconfiança
- Participação e colaboração
- Responsabilidade
- Organização
- Disciplina
- Pontualidade
- Assiduidade
- Conhecimento
- Pensamento crítico, científico e criativo
- Repertório cultural
- Comunicação
- Cultura e comunicação digitais
- Cidadania e projeto de vida
- Argumentação
- Autoconhecimento e cuidado consigo
- Empatia e colaboração
- Saber se relacionar com o mundo e com a sociedade
Clique e Conheça as Raízes.
No Ensino Fundamental Anos Finais, as aulas propõem dinâmicas com foco no indivíduo, convites à reflexão sobre assuntos da atualidade e aprimoramentos de métodos de estudo e organização.
Como resultado, o adolescente faz a transição para o Ensino Médio consciente de suas características e convicções, ainda que sempre disposto a transformá-las.
No Ensino Médio, o trabalho socioemocional foca em métodos de estudo, em escolhas e posturas diante de questões individuais ou coletivas que surgem no fim da adolescência e no início da vida adulta, como relações interpessoais, mecanismos de controle da ansiedade e processos decisórios.
A capacidade argumentativa – essencial no Enem, nos vestibulares e na vida adulta – é fortemente trabalhada a partir de temas contemporâneos, sempre tendo o estudante como protagonista.